sexta-feira, 2 de maio de 2014

Folar da Páscoa

Porque da "Páscoa à Ascensão amêndoas se dão" (como eu li neste blogue) pensei que ao folar se aplicava o mesmo!
E assim aqui fica o meu folar, que fiz no Sábado de Aleluia! Este foi para o nosso lanche de Páscoa, mas foram feitos uns mais pequeninos para oferecer.
A massa não ficou exactamente como eu queria em termos de textura, mas ficou muito bom a nível de sabor!
Tenho andado aqui a pesquisar e vi muitos folares diferentes, acho que me vou aventurar!

Ingredientes: 
2dl de leite
25gr de fermento fresco
2 ovos + 1 ovo para pincelar
100gr de manteiga
500gr + 200gr de farinha E65 
100gr de açúcar mascavado
1 c. de chá de sal
1 c. de chá de canela
1 c. de chá de erva doce  
(Ovos cozidos para decorar - não usei)
Preparação: 
Comece por amornar o leite e desfazer nele o fermento. Deite na cuba da máquina de fazer pão. Junte os ovos inteiros e a manteiga derretida. Junte depois a os 500gr de farinha, o açúcar, o sal, a canela e a erva-doce. Programe a máquina na função amassar e deixe chegar ao fim (na minha são 2 horas). Retirar a cuba da máquina e com as mãos enfarinhadas juntar farinha até fazer uma massa mais consistente. Retirar para uma bancada polvilhada de farinha e ir amassando até estar macia e moldável.Dividir a massa em 3 porções: 2 maiores e uma mais pequena. Formar bolas com as porções maiores e dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal. Nesta altura se quiser colocar um ovo no centro de cada um (não pus). Com a porção de massa mais pequena moldar 4 rolinhos compridos e dispor 2 em cima de cada bola em forma de cruz.
Levar ao forno aquecido a 40ºC para levadar até dobrar de volume (aqui em cada levedou cerca de 30min). Retirar, pincelar com um ovo batido e voltar a colocar no forno, a 180ºC 40min. 
 
Espero que gostem! 

4 comentários:

  1. Nunca fiz um folar talvez por não dar importançia á páscoa.
    Esse ficou lindo
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto mesmo mto de folar!!! Está bem bom :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Está com um aspecto fantástico, já iam umas quantas fatias barradas com manteiga (sim eu sou assim tão gulosa) :D
    Beijinhos doces e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Apeto fantástico!Adoro Adoro folar e o teu brilha no meu olho:)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!