Bom dia!
Um empadão é comida de conforto! Não me canso de repetir! É uma comida que me lembro de comer desde sempre, que se faz relativamente rápido e que é óptima para levar na lancheira e para aproveitar sobras.
Este serviu para aproveitar uma sobras de frango assado e estava muito bom mesmo!
Ingredientes:
1 chávena de carne desfiada
1/2 chouriço
Azeite
1 lata de cogumelos laminados
1 lata de tomate pelado
1 cebola
1 dente alho
1 folha de louro
100ml de vinho branco
Esparguete qb
Queijo ralado qb
Sal, pimenta
1 c. café de açúcar
1 malagueta
Preparação:
Coza o esparguete em água a ferver temperada com sal ( eu deixo cozer cerca de 7min, porque não gostamos dele muito cozido), retire, escorra e regue com um fio de azeite.
Comece por retirar a pele ao chouriço e picá-lo na picadora. Junte à carne que está desfiada.
Numa tacho deite um fio de azeite e uma folha de louro e deixe aquecer. Junte os cogumelos e deixe alourar bem. Retire os cogumelos. Junte a cebola e o alho picados e a malagueta em tiras finas, mexa e deixe alourar. Junte o tomate pelado e o caldo que traz com ele, envolva bem, tempere com sal, pimenta e o açúcar e deixe apurar com o tacho tapado cerca de 7min. Refresque com o vinho e deixe reduzir mais 5min.
Junte a carne e o chouriço e envolva bem. Deixe cozinhar 2min.
Junte os cogumelos, mexa e retire do lume.
Pincele um tabuleiro de ir ao forno e à mesa com um pouco de azeite, deite uma camada de esparguete, por cima o recheio, cubra com o restante esparguete, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até o queijo derreter (este ficou pouco tostado, mas estava bom na mesma).
Sirva quente, com uma salada verde.
Espero que gostem!