quinta-feira, 27 de março de 2014

Strudell de Maçã

Olá! 

Como se pode ver pela toalha que estava na mesa este strudell apareceu na época do natal, mas tem andado aqui para ser publicado e nunca mais era!
Surgiu depois de eu ver um episódio do Masterchef Austrália (sem dúvida a melhor versão de todas as que agora estão a dar na TV, incluindo a portuguesa, porque, a meu ver, o júri peca por querer mostrar demasiado que é muito bom. Enfim, é uma opinião...)
Mas o George fez um strudell numa masterclass e eu não descansei enquanto não experimentei. Claro que não ficou nada igual, mas o meu maior erro foi a estender a massa, que ficou demasiado grossa. Estava bom e comeu-se todo, mas confesso que gosto mais com massa folhada. 

Ingredientes:

Massa:
125 ml de leite
225 gr farinha
1 ovo
30 gr manteiga derretida

Recheio:
4 maçãs
1/2 chávena passas
100 gr amêndoa
1 cálice vinho porto
3 c. sopa de açúcar louro
1 limão
1 c. sobremesa de canela
1 c. sopa de pão ralado

Açúcar em pó

Preparação:
Massa: comecei por juntar o leite, a farinha e o ovo e bater um pouco até estar tudo envolvido. Juntei lentamente a manteiga derretida e passei a massa para uma bancada polvilhada de farinha, para amassar até estar uniforme. Levei ao frigorífico 30min.

Recheio: Descasquei as maçãs e cortei em cubos. Numa taça pus a maça e reguei com sumo de limão. Juntei o açúcar, o vinho do porto, as amêndoas laminadas, as passas, a raspa de limão e a canela e envolvi bem. Polvilhei com pão ralado e mexi delicadamente.

Estendi a massa numa bancada polvilhada de farinha, no centro coloquei o recheio e fechei tipo envelope. Levei ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal, cerca de 40min.

Retirei, deixei arrefecer e polvilhei com açúcar em pó.

Espero que gostem!

2 comentários:

  1. Gosto muito de strudell, mas sempre o comi com massa folhada! Esta opção parece-me bem mais sáudavel e deve ser igualmente deliciosa :)

    ResponderEliminar
  2. Engraçado que vou postar um amanhã ,mas com massa filo.
    Também já fiz com massa folhada e gosto mais de massa filo , há-de fazer.
    O teu parece-me bem delicioso
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!