segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Uma Marmita por dia...

Olá! 

Não costumo publicar duas vezes no mesmo dia, mas hoje acho que se justifica! Andava por aqui a passear quando vi o desafio deste blogue muito bonito que nós dá muitas dicas para levar comida para o trabalho. E quis participar, porque quis deixar claro que considero este hábito muito importante. 

Neste momento, infelizmente, não levo marmita, porque não tenho trabalho, mas levei durante bastante tempo e nunca me arrependi. Claro que economicamente fica mais mais acessível levar a comida para o local de trabalho (sempre vi a minha mãe a levar comida para o trabalho, por isso é algo a que estou habituada), mas principalmente porque penso que é muito mais saudável. 

Houve uma altura da minha vida que estava a trabalhar mais longe de casa, não ficava em minha casa e não tinha possibilidade de levar comida, porque não tinha onde a fazer. Comia todos os dias em cafés da zona e, como tudo na vida, ensinou-me algo: é complicado. Por vezes já não nos apetece comer nada do que vemos, as coisas repetem-se semanalmente e acabamos por comer um salgado, que não nos alimenta, nem é saudável para se tornar uma refeição recorrente. 

Para além disso gosto de levar a minha comida porque me traz calma à hora das refeições, quando penso no jantar do dia anterior, nas conversas que o rodearam, no amor que pus em cada cozinhado, no amor com que foi recebido. E isso é levar para o trabalho um pouco de paz. Houve uma altura em que comecei a ver que funcionava comigo e com os colegas: falávamos do que tínhamos trazido, trocávamos receitas ou simplesmente contávamos um pouco mais da nossa vida e tornávamo-nos mais próximos. Acho que esse é um dos principais benefícios da marmita: tornar as nossas horas de almoço mais caseiras e mesmo que as condições para a comer nem sempre sejam as que desejávamos, acabamos por partilhar mais com os colegas, que eventualmente, se tornam amigos!
Não sei se algum dos meus antigos colegas (actualmente amigos) vê este blogue, mas se vir, quero que saibam que tenho saudades das nossas horas de almoço, que muitas vezes tiveram poemas, revistas e gargalhadas! 

Neste momento não faço marmita (e até disso tenho saudades), mas deixo aqui uma sugestão óptima para levar. No dia seguinte é só aquecer e deliciar-se!

Gostava de ter fotografado a minha marmita, mas não tenho, levava sempre uma caixa hermética (e tive alguns problemas, como sopa estragada, comida fora da caixa...), por isso deixo a sugestão e espero seja do vosso agrado! 

Ingredientes: 
1 pacote de noodles
250gr de miolo de camarão
1 lombo de caranguejo
8 barras de delicias do mar
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho 
1/2 cebola roxa
Azeite
1 c. de chá de cominhos
1 c. de chá de caril
1/2 c. de chá de piri-piri
Sal
                                                                                    2 c. de sopa de molho de Ostra

Preparação: 
Comece por ferver cerca de 2 litros de água com sal. Quando estiver a ferver desligue o lume, junte os noodles, deixe repousar 5 min. e escorra. 
No wok deite o azeite e as especiarias, mexa (para abrir o aroma das especiarias) e deixe aquecer. Junte os pimentos cortados em tiras e a cebola em meias luas finas. Deixe amolecer e junte o miolo de camarão e o lombo de caranguejo cortado em tiras. Tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar cerca de 2 min. Junte as delícias do mar e os noodles. Guarde uma colheres de molho de ostra num frasquinho e ponha na lancheira uma caixa com a massa e o frasco com o molho. Na hora de servir, aqueça ligeiramente a massa, regue com o molho de ostra e envolva.

Espero que gostem!

2 comentários:

  1. Ana,
    Uma belíssima sugestão que nos trazes. Uma marmita equilibrada e com sabores que dificilmente encontraríamos num restaurante de "prato do dia". Passei pelo mesmo que tu na escolha do que comer no mesmo sitio de sempre e ainda apor cima com barulho e a sair com a roupa a cheirar a fritos. Foi por aí, que a marmita entrou definitivamente na minha vida e quase todos os dias dou comigo a saboreá-la e a pensar: "que delicia! Onde mais poderia eu comer assim?"
    Obrigada pela tua participação e espero, sinceramente, que tenhas rapidamente a oportunidade de marmitar novamente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também aderi à marmita há já algum tempo e só vejo benefícios nisso!
    Concordo plenamente com as tuas palavras, as horas de almoço tornam-se muito mais agradáveis quando todos se juntam em volta da mesa com a sua especialidade :)
    Quanto à sugestão... obviamente fiquei deliciada, é mesmo do meu agrado! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!