sexta-feira, 25 de abril de 2014

Bolo de Cenoura e Limão

Olá!

No 25 de Abril de 1974 eu ainda não era nascida! Não tenho memórias, mas cresci rodeada de histórias sobre esse dia, sobre essa época, sobre o antes e o depois! Eram histórias da História, contadas por quem as viveu: os meus pais. E fazia toda a diferença! Uma coisa era ouvir ou ler acerca de reis que tinham existido há muito tempo, outra coisa era ouvir os meus pais a contarem o que tinham feito e como tinham lutado para que esse dia acontecesse. Cada um à sua maneira, cada um como podia.
Ouvi também as histórias de como era quando as mulheres não podiam votar, quando não valia a pena haver mais candidatos porque o vencedor era mesmo aquele, de quando não se podia falar na rua do que se estava a viver... Ouvia histórias de um vizinho que se calhar era da PIDE e era preciso ter cuidado, de alguém que denunciou uma reunião e foi preciso fugir, de quando era de noite e em risco, que se distribuiam folhetos e se tentava informar as pessoas. 
Ouvi também histórias e vi fotografias de como era ver partir os filhos para a guerra... Os irmãos... os maridos... Que iam e não se sabia se voltavam. Faziam-se promessas e contavam-se os dias para chegarem as cartas com noticias. Sei que durante semanas podiam não vir noticias e sei que havia quem lesse aos pais a mesma carta, dias a fio, para não os preocupar. Com o coração angustiado porque lá longe alguém combatia por uma causa perdida! 
Sei de histórias de quem, correndo riscos elevados, escondeu na sua cave um politico então em fuga, de quem, do pouco que tinha lhe dava todos os dias! De quem acreditava numa causa e lutava por ela, mesmo sabendo que as consequências podiam ser as piores.
Isto tudo se passou poucos anos antes de eu nascer e quem me contava tudo era quem tinha vivida cada um destes momentos de forma intensa!
Esta parte da nossa História é recente e deve ser relembrada e ensinada e escutada, para que não se repita.
Por isso este é um dia a que atríbuo muita importância! O 25 de Abril não é de ninguém, é de todos nós, porque todos nós hoje podemos falar, escrever, votar e manifestarmo-nos só porque alguns lutaram! 
E este post já vai demasiado longo e sem ter nada a ver com comida, mas deixa-me triste perceber que este dia passa ao lado de muitos e que os mais novos não o têm noção da sua plena importãncia.
Enquanto houver histórias, vamos contá-las e mostrar que o passado está ali ao virar da esquina, para que se possa continuar a usufruir dessas liberdades! 

E agora um bolo simples, feito para comer na comemoração do nosso dia da Liberdade! 

Ingredientes:
2 cenouras
1 limão
4 ovos
150 gr de açúcar
80 gr de farinha
200ml de leite
50 gr de manteiga 
Preparação:
Lave as cenouras e corte em pedaços. Lave o limão e retire a raspa. Ponha no copo do liquidificador e bata até a cenoura estar ralada. Junte os ovos e bata até envolver bem. Junte o leite e o açúcar ea manteiga derretida e bata. Verta para uma taça, adicione a farinha peneirada e mexa até fazer uma massa homogénea (vai ficar um pouco liquido).
Unte a forma com manteiga, deite a massa lá dentro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 40 min (este tipo de bolo nunca seca, por isso para verificar a cozedura nada melhor do que ver a consistência).
Deixe arrefecer e desenforme.

6 comentários:

  1. Adoro bolos de cenoura e esse parece-me bem delicioso
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Hum... parece uma queijadinha, que maravilha! :)

    ResponderEliminar
  3. Um bolo simples para um dia que se quer especial. Que hajam muitos dias em que se faça um bolo, simples ou não, e se pense em dias como o de 25 de Abril, seria sinal que não havia caido no esquecimento.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana:)

    Adoro bolo de cenoura e o teu ficou delicioso. Já comia!!! Perfeito para comemorar o 25 de Abril ou qualquer outra celebração ou até menos nada. Simplesmente, perfeito!

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!