quarta-feira, 11 de março de 2015

Empada de Frango Gigante

Boa tarde!

Mais uma tarde de sol e bom tempo! Mais um almoço muito animado e em muito boa companhia!

E, para quem quiser fazer pic-nics, na cidade, na praia, no pinhal, no bosque… Aqui fica uma ótima sugestão, rápida de fazer e que é do agrado de todos!

Não trouxe hoje para o nosso almoço, mas um dia destes trago!


Ingredientes: 
Massa: 
350gr de farinha
250ml de caldo de carne

Recheio: 
1/5 de frango desfiado 
1 cebola
1 dente de alho 
1 cenoura
1 folha de louro
1 lata de tomate pelado 
2 c. de sopa de azeite 
1/2 lata de cogumelos laminados
1/2 copo de vinho branco
1 ramo de coentros
Sal e pimenta

1 ovo

Preparação: 
Faça o caldo de carne, fervendo a água com ossos e carne ou juntando 1 caldo de carne à água e deixando ferver (eu tinha caldo já congelado, mas se tiver que cozer o frango aproveite o caldo de cozer ou dilua um caldo de carne na água). Reserve. 
Para o recheio, deite num tacho o azeite e deixe aquecer. Junte a cebola, o alho e a cenoura picados na picadora e aromatize com uma folha de louro. Deixe cozinhar um pouco. Junte os cogumelos e tempere de sal e pimenta. Quando estiverem dourados junte o frango desfiado e envolva. Retire a folha de louro. Junte o tomate picado e um pouco do caldo da lata de tomate. Deixe refogar. Regue com o vinho branco, retifique os temperos e deixe apurar cerca de 10min.Junte os coentros picados, retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Entretanto numa tigela deite a farinha e vá juntando caldo até fazer uma massa moldável. Faça uma bola, divida em duas partes. Reserve. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha. 
Estenda uma das partes da massa e forre a forma. Por cima disponha o recheio de forma uniforme. Estenda a outra parte da massa e tape com ela o recheio. Dobre as pontas, Pincele com uma gema de ovo e leve ao forno, aquecido a 180ºC cerca de 35min. Retire, deixe amornar e desenforme. 
Sirva com uma salada!

Espero que gostem! 

2 comentários:

  1. Adorei essa empada tem um recheio bem ao meu gosto
    Com uma salada fica uma excelente refeição
    bjs

    ResponderEliminar
  2. bem rápida e fácil de fazer , gosto.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!