sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Peito de Grango Recheado com Queijo Creme

Olá! 

Peito de frango é uma proteína muito usada, porque é magra, versátil e fica saborosa quando feita correctamente. Neste caso ficou óptima, cheia de sabor e suculenta. 
É um jantar fácil e que pode muito bem servir para encantar amigos e família. Cá em casa ficou aprovado e na lista dos jantares de festa.
Espero que vos agrade tanto como agradou a nós!
Bom fim-de-semana!


Ingredientes: 
2 peitos de frango
4 c. de sopa de queijo creme com ervas
Sal e pimenta
2 fatias de bacon
Azeite
1 folha de louro
2 dentes alho
1/2 limão
Manteiga q.b.

Preparação: 
Cerca de 1h antes de começar a preparar a refeição tempere o peito de frango com sal, pimenta e o sumo de limão. Deixe marinar. Numa frigideira anti-aderente aqueça um fio de azeite, junte 2 dentes de alho esmagados e a folha de louro.. Barre também um tabuleiro de forno com um fio de azeite e reserve.
Leve os peito de frango a alourar na frigideira, até estarem dourados de ambos os lados. 
Retire, abra ao meio, mas sem separar e barre com o queijo creme (cada peito leve cerca de 2 colheres de sopa de queijo creme), tempere com sal e pimenta. Feche, ponha no tabuleiro, cubra com a fatia de bacon e disponha pequenos quadrados de manteiga por cima (cerca de 2 em cada peito). 
Leve ao forno a 180ºC cerca de 20min. 
Retire e sirva quente. 

Espero que gostem!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Lombo com Pêras Caramelizadas


Mais uma receita com pêra rocha! Desta vez uma receita salgada, muito saborosa! É mesmo um almoço de Domingo perfeito.

 Ingredientes:
1 lombo de vaca (cerca de 1 kg)
4 peras rochas
1 pernada de alecrim
1 ramo de tomilho
1 copo de vinho do porto
1 c. sopa de açúcar amarelo
4 c. de sopa de azeite
1 dente de alho
1 folha de louro
Sal, pimenta, flocos de malagueta
1 dl de caldo de carne

Preparação:
Ligue o forno a 200ºC.
Descasque as pêras, corte ao meio e deite numa tigela com o vinho do porto e o açúcar.
Numa frigideira grande deite o azeite e deixe aquecer, junte o alho esmagado e a folha de louro. Passe o lombo de porco até estar dourada uniformemente.
Junte as pêras com o molho de vinho do porto e deixe cozinhar um minuto.
Transfira para um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa e leve ao forno cerca de 30min, até as pêras estarem macias, a carne cozinhada e o molho espesso.Servi com batatas assadas no forno.
Sirva com uma salada verde. 

Espero que gostem!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Tomate Assado

Olá! Em dia de jogo de futebol da selecção (estou a falar do jogo contra a Suécia, no dia 19) o jantar tem de ser rápido, prático e delicioso! Os nervos são muitos e convém que a comida seja óptima, para degustar enquanto se torce pela nossa equipa!
O jantar foi pizza, feita pelo Meu Amor, que não permitiu que se tirasse uma foto, porque não foi a sua melhor pizza! Ficamos então à espera da melhor versão das suas pizzas deliciosas!

Eu por mim dei uma ajuda e improvisei uma entrada rápida e simples, mas muito saborosa! E que complementa muito bem uma pizza!

Ingredientes:
2 tomates maduros, mas firmes
Sal e pimenta
Orégãos
Queijo mozarela ralado
Azeite

Preparação:
Lave muito bem os tomates, corte ao meio e retire o pé. Num tabuleiro ponha as metades do tomate, com a parte cortada para cima, tempere com sal e pimenta, regue com um fio de azeite e leve ao forno cerca de 20min., a 180ºC.
Retire, polvilhe com o queijo ralado e os orégãos e leve ao forno até o queijo derreter.
Sirva quente.

Espero que gostem!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pão de Ló em Tacinhas

Um sobremesa às colheradas para participar no passatempo da Isabel, do blogue "Emoção às Colheradas", ao qual dou desde já os parabéns pelo aniversário e pelas receitas sempre tão apetitosas e deliciosas (pelo menos à vista, e dizem que a vista também come). 
O passatempo consiste na publicação de uma sobremesa de colher e eu escolhi esta! Porque é simples, porque é nossa e porque é de lamber a colher!

Ingredientes: 
2 ovos + 2 gemas
50gr de açúcar
60gr de farinha
Manteiga

Preparação: 
Unte as tacinhas com manteiga e reserve. Bata os ovos com as gemas e o açúcar cerca de 10min. (ou até ficar um creme fofo e esbranquiçado).
Envolva delicadamente a farinha.
Deite a massa nas tacinhas, sem encher completamente e leve ao forno a 170ºC, cerca de 8min.
Retire, deixe arrefecer e sirva.

Espero que gostem!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Uma espécie de "muqueca" de peixe

A muqueca é um prato tradicional do Brasil e penso que também de algumas regiões de África. Temos um amigo do Brasil e este ano a passagem de ano foi cá em casa e um dos pratos ele que trouxe foi: muqueca de peixe. Fiquei fã e pedi logo a receita.
Agora cá em casa adapta-se a receita ao que temos, porque é muito versátil e é delicioso. 
É uma espécie de muqueca porque a muqueca deve levar mais peixe e camarões, mas como não havia e apetecia bastante, fizemos com o que andava cá por casa.Falta principalmente coentros, mas infelizmente só me lembrei quando já estava na mesa e não tinha cá em casa coentros. Mas se fizerem ponham, porque faz diferença.

Ingredientes:
2 postas de peixe branco (usei pescada)
1/2 pacote de delicias do mar
1/2 embalagem de Lombinhos do mar
1 cebola
1 dente de alho
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
200ml de leite de coco
2 c. sopa de óleo de palma
Sal, flocos de malagueta e malagueta fresca
1 folha de louro
Pimenta em grão

Preparação: 
Num tacho ferva o peixe em água, com sal, pimenta em grão e 1 folha de louro (este passo não é necessário, fiz porque não gosto de por nestes pratos a pele do peixe e as espinhas). Deixe ferver cerca de 4 min e retire (guardei o caldo para fazer outro prato). Limpe o peixe de pele e espinhas, mas não desfie. Reserve.
Num tacho deite um fio de azeite, a cebola em meias luas finas e o alho laminado. Por cima deite os pimentos em tiras e tempere com um pouco de sal. Deixe me lume branco até a cebola e os pimentos ficarem cozinhados. Por cima ponha o peixe e pincele com o óleo de palma. Deixe estufar cerca de 3 min.
Regue com o leite de côco,junte as delicias do mar e os lombinhos domar em pedaços pequenos, tempere com sal e rectifique o picante (este é um prato picante, mas pode fazer consoante gostar de mais ou menos picante) e deixe ferver até engrossar. 
Retire do lume e sirva polvilhado de coentros, com arroz branco.

Espero que gostem!




sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Farófias

Farófias são umas das minhas sobremesas favoritas! Leves, doces, que se desfazem na boca! Que mais podemos pedir? Depois vêem com um molho maravilhoso, que sabe a limão e que complementa muito bem o sabor da canela! Uma festa na boca!
Nada melhor do que um docinho para vos desejar bom fim-de-semana!

Ingredientes:
6 ovos
175gr açúcar
7,5 dl leite
1 pau de canela
                                                                                    1 limão
                                                                                    1 c. sopa de amido de milho
                                                                                    Canela em pó

Preparação:
Leve ao lume o leite, com o pau de canela, 75 gr de açúcar e a casca de limão. Deixe aquecer, sem ferver.
Parta os ovos, separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Quando começarem a fazer picos junte 100gr de açúcar. Deixe bater até fazer um merengue brilhante e firme.
Coza colheres de merengue no leite, cerca de 30seg. de cada lado. Retire e ponha numa taça.

Numa tigela à parte junte as gemas, o amido de milho, raspa de limão e o leite que as farófias depois de cozidas deixam. Mexa. Junte ao leite que cozeu as farófias e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Regue com este molho as farófias e polvilhe de canela. Sirva morno ou frio!

Espero que gostem!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Arroz de Frango

Este arroz é um clássico, que fica sempre bem! Pode-se fazer com alguma antecedência e levar ao forno no momento de servir. Normalmente leva chouriço, mas desta vez não pus, porque não tinha! 
Mesmo assim estava muito bom, cheio de sabor e simples. Porque por vezes essas são as melhores coisas!

Ingredientes: 
1/2 frango cortado em pedaços
1 cenoura
1 cebola
1 folha de louro
1 cravinho
Pimenta em grão
1 caldo de galinha

2 c. de sopa de azeite
1 dente de alho
4 fatias de chourição
4 fatias de fiambre

1 caneca de arroz

Preparação: 
Limpe muito bem o frango e leve a cozer numa panela com água, a folha de louro, cerca de 3 grãos de pimenta, o caldo de galinha, a cenoura cortada ao meio e a cebola em metades. Numa das metades ponha o cravinho. Deixe cozer até ficar tenro. Retire e limpe os ossos e a pelo. Desfie e reserve. 

Passe o caldo de cozer num passador fino, deite cerca de duas vezes e meia a medida de arroz, deixe ferver e junte o arroz. Deixe cozer cerca de 12 min. 

Numa frigideira deite o azeite e o alho picado, junte o chourição e  o fiambre em cubos e deixe fritar ligeiramente. Junte o frango desfiado e salteei. 

Pincele o fundo de um tabuleiro de forno com um pouco de azeite, deite uma camada de arroz, por cima ponha o recheio de frango, tape com a outra camada de arroz, alise e decore com a cenoura cozida às rodelas, pequenas nozes de manteiga e salsa picada.

Leve ao forno a 180ºC cerca de 15 min, para tostar. Retire e sirva quente, com uma salada verde. 

Espero que gostem!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Folhadinhos de Tomate e Queijo Feta

Uma sugestão muito boa! Pelo menos cá em casa foi aprovado! Mais uma daquelas óptimas para comer depois da sopa, que proporciona um jantar leve, mas reconfortante!
Desta vez fiz em formas de queques,  mas da próxima vez vou fazer pastéis redondinhos, porque acho que vão ficar bem bonitos!
 Ingredientes:
2 tomates maduros, mas firmes
100 gr de queijo feta
1 c. sopa orégãos
Sal e pimenta
Azeite
200gr de massa folhada
1 ovo

Preparação:
Lave os tomates, corte-os ao meio e retire as pevides. Corte-os em cubos finos e deite numa tigela.
Por cima esfarele o queijo feta, tempere com sal e pimenta, regue com um fio de azeite e envolva. Reserve.
Ligue o forno a 200ºC.
Estenda a massa folhada até ter uma espessura fina e corte 6 círculos maiores (que sejam suficientes para as formas que vai utilizar) e mais 6 do tamanho da forma. Pincele as formas com azeite e forre com os círculos maiores. Deite em cada forma forrada recheio suficiente para encher e tape com o círculo mais pequeno. Una bem as pontas.
Pincele com ovo batido, polvilhe com orégãos e leve ao forno até folhar (cerca de 20min).

Espero que gostem!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bifinhos de Porco Panados

Estes bifinhos de porco tiveram um destino bem português: foram panados e levados para um piquenique! É mais uma daquelas sugestões que ficam sempre bem em qualquer mesa!


Ingredientes:
8 bifinhos de porco
1/2 limão
Sal e pimenta
1 dente de alho
2 ovos
Pão ralado
Salsa
Óleo

Preparação:
Se os bifes forem grossos, espalme-os entre papel silicone e bata com um martelo de cozinha. Os meus eram bem cortados, finos e muito bonitos. Tempere com sal, pimenta, o alho picado e o sumo de limão. Deixe marinar 2 horas.
Num prato bata os ovos, até a gema e a cara estarem uniformes. Noutro prato deite o pão ralado e a salsa picada.
Passe os bifes, um a um, pelo ovo e de seguida pelo pão ralado.
Frite em óleo quente (cerca de 2min de cada lado), retire e escorra.
Sirva quentes ou frios, como prato principal com arroz de legumes ou salada, como entrada, cortados em tiras com maionese ou leve para um piquenique mais delicioso!

Espere que goste!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Crumble de Outono com Pera Rocha Caramelizada

Bom dia!

A pêra rocha é uma fruta nossa, do Oeste! E eu gosto de utilizar os nossos produtos quando cozinho!
Esta pêra não falta cá em casa, porque é muito boa e uma óptima sobremesa, simples e muito saborosa!
Mas esta foi parar a um crumble de Outono muito bom!

Ingredientes:


2 maçãs
2 pêras
1 romã
2 c. sopa de açúcar amarelo
2 c. chá de canela
1 c. sopa de farinha de milho
1 limão

Cobertura:
100gr farinha integral
75gr de flocos de aveia
50gr de amêndoa laminada
50 gr de açúcar amarelo
50 gr manteiga

Decoração:
1 pêra
1 c. sopa de manteiga
2 c. sopa de mel
2 c. sopa de vinho do porto

Preparação:

Lavar as maçãs, cortar em cubos e regar com o sumo de limão. Descascar as pêras e cortar em cubos e abrir a romã e retirar os grãos.
Untar com um pouco de manteiga um tabuleiro de forma (ou formas individuais) e no fundo deitar a fruta. Envolver com o açúcar, a canela e a farinha de milho.

Cobertura:
Numa tigela deitar a farinha, os flocos de aveia e o açúcar e misturar. Cortar a manteiga, muito fria, em cubos e com as mãos misturar tudo até ter uma massa areada grossa. Juntar a amêndoa laminada.

Deitar por cima da fruta, de modo a tapar tudo.

Levar ao forno a 180ºC cerca de 20min ou até o crumble estar dourado e a fruta a borbulhar.

Decoração:
Descasque a pêra, tire o caroço, corte em quartos e depois em fatias mais finas. Numa frigideira ponha a manteiga e deixe derreter. Junte o açúcar e mexa. Deite o vinho do porto, deixe engrossar. Junte as fatias de pêra e deixe caramelizar.

Sirva em cima do crumble. 

Espero que gostem! 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Poncha da Madeira de Improviso

A "Poncha" da Madeira é uma bebida típica da Ilha da Madeira, feita com aguardente de cana, álcool, água, mel, açúcar, citrinos e maracujá. Pelo menos é que diz nos ingredientes da garrafa que há cá em casa. No entanto, quando provámos não ficámos nada contentes. Era amargo e não sabia a citrinos ou maracujá, mas sim a aguardente. Imagino que existam várias diferentes e que nem todas sejam assim.
No Sábado fomos à Feira Nacional do Cavalo, ais conhecida por feira da Golegã e havia lá uma banca a vender poncha da Madeira. Duas variedades: simples ou de maracujá. Comprámos as duas e fomos provando.
Era bem melhor do que a de garrafa que há cá em casa! Mas fiquei a pensar no assunto! E resolvi improvisar uma bebida, que serviu no Domingo para acompanhar as castanhas assadas!
Estava óptima e assim consegui dar uso a algo que não ia de modo nenhum ser consumido.

Ingredientes:
50ml de licor "Poncha" da Madeira
50ml de água com gás
1 1/2 de açúcar
Sumo de 1/2 limão
8 cubos de gelo

Preparação:
No copo do liquidificador pus o licor, o sumo de limão, o açúcar e o gelo e triturei. Juntei a água com gás e misturei.
Servi de seguida.

Espero que gostem! 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Bolo de Limão

Há coisas que nunca são demais e uma dessas coisas são bolos de limão! Adoro doces com limão, bolachas, bolos, mousses! Tudo!

Aqui fica uma versão bem simples e rápida de um bolo de limão muito aromático e saboroso!



Ingredientes:

Para o bolo:
150 gr de farinha
150gr açúcar
150gr manteiga
3 ovos
Sumo de 1/2 limão
Raspa da casca de 1 limão
1 c. sopa de fermento

Para a calda:
75gr de açúcar
Sumo de 1 limão
5 c. sopa água
1 pau de canela

Preparação:
Comece por untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha (fica um bolo pequeno). Bata a manteiga (à temperatura ambiente) com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.
Adicione a raspa de limão e o sumo, bata mais um pouco e junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.
Adicione a farinha peneirada com o fermento e envolva (sem bater).
Deite na forma e leve a forno quente, a 180ºC, cerca de 20min.

Calda:
Num tachinho misture todos os ingredientes e leve ao lume brando durante 10min. Retire o pau de canela e reserve.

Verifique se o bolo está cozido, retire do forno, fure com um palito e regue com a calda. Deixe arrefecer, corte em quadrados e sirva.

Espero que gostem!


terça-feira, 12 de novembro de 2013

Participação na 8ª edição do desafio "Escolha do Ingrediente"

Olá! 

Sou voltei à pouco, andava um pouco sem norte por aqui. Mas depressa me actualizei e descobri um desafio muito giro: "Escolha do Ingrediente" do blogue da Suzy! E resolvi participar, porque andar por aqui é isso mesmo: partilha e troca de opiniões e receitas. 

Este mês o blog anfitrião é o simpático "Sabores Leves" ingrediente é o marmelo e eu resolvi ficar pelo básico: marmelada! 

Aqui deixo a receita e a foto para a minha participação!


Ingredientes:
1 kg de marmelos
800gr de açúcar
1/2 limão
Água

Preparação:
Comece por descascar e retirar os caroços a todos os marmelos (sem dúvida a pior tarefa de quem faz marmelada, mas a minha foi rápida porque tive ajuda). Guarde as cascas e os caroços se quiser fazer galeia.
Lave bem os marmelos e deite numa panela. Tape com água, junte o sumo de limão e deixe cozer bem. Depois de cozidos retire do lume e escorra muito bem (guarde também a água para a geleia).
Passe os marmelos com o passe-vite (a varinha ou a vara para fazer puré), volte a por na panela e junte o açúcar. Leve ao lume, mexendo sempre até o açúcar derreter. Depois deixe apurar até fazer ponto estrada (quando se passa a colher pelo fundo da panela e fica uma estrada). Retire do lume e deite em frascos previamente limpos. Deixe arrefecer e tape.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Batatas no Forno

A foto é a mesma de 6ª feira (embora má é que deu para tirar) e hoje venho apresentar o acompanhamento das filetes, que na verdade é mais digno de figurar aqui do que as próprias filetes. 
É mesmo muito bom, saboroso e pode ser utilizado para vários pratos. 
Espero que gostem da sugestão, porque é muito simples! 

Batatas no Forno

Ingredientes:
4 batatas
1/2 cebola
1 dente de alho
Sal e pimenta
1 c. cha piri.piri
1. c. de chá de pimentão doce
1 c. de chá de salsa moida
1/2 caldo de peixe (se quiser acompanhar um prato de carne, troque por um caldo de carne)

Preparação:
Descasque as batatas e corte-as em quartos, descasque a cebola e corte em gomos. Deite num tabuleiro de ir ao forno. Polvilhe com o sal, a pimenta, o piri-piri, o pimentão doce e a salsa picada. Deite o caldo de peixe desfeito com as mãos e regue com um fio de azeite (muito pouco, só o suficiente para envolver as batatas). Com as mãos envolva bem e leve ao forno cerca de 25min.



Bruschetas "Aurea"

Olá!

Confesso que o chef Chakall não é dos meus favoritos e até tenho um dos livros da sua autoria, mas a maior parte das receitas não têm muito a ver comigo!
E o seu programa com a Pulga era engraçado pela diferença e por dar a conhecer aquilo que de bom a nível gastronómico existe no nosso país, mas confesso que as receitas não me enchiam as medidas.
Mas por acaso no outro dia apanhei um novo programa dele na SIC Mulher, que acho que se chama "Chakall com uma pitada de...", onde ele cozinha e em cada programa convida um músico diferente, que também traz uma receita e que depois fica para almoçar a ementa. E gostei! Simples, acessível com imensas técnicas que são boas de aprender. Enfim... Fiquei fã! E com imensa vontade de fazer o que ele fez! Mas hoje trago umas bruschetas que são receita da Aurea! São saborosas, simples e o complemento ideal para um jantar de sopa!

Bruschetas da "Aurea"

Ingredientes
2 Bolas de centeio
1 Tomate
1/2 Pimento vermelho
1 Lata de atum
2 C. sopa de maionese
Sal e pimenta
1 Fio de azeite
Queijo ralado
Salsa

Preparação:
Lavei muito bem o tomate e o pimento, sem sementes, e cortei em cubos pequenos.Temperei com sal e pimenta, mas pouco, porque o atum e a maionese são condimentados.
Escorri a lata de atum e juntei aos legumes. Reguei com um fio de azeite  e envolvi tudo com a maionese.
Abri o pão em metades, em cima de cada uma pus 2 colheres de sopa do preparado de legumes e atum, polvilhei com queijo ralado e levei ao forno 10min, a 180ºC.
Retirei, polvilhei com salsa e servi!
Muito bom!
Espero que gostem da sugestão!



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Filetes no Forno

Mais uma refeição muito boa e reconfortante, cheia de sabores diferentes para estes dias de Outono! É muito simples e foi feita com recurso aos novos temperos que existem.
Quase que não é uma receita, mas sim uma sugestão.



Ingredientes:
 Filetes
4 filetes de pescada (ou outro peixe branco)
1 embalagem de "Segredos no Forno - Filetes de Peixe com Tomate e Pimento"
1 courgete
1 tomate
1 cebola

Preparação: Descasque a courgete e a cebola, corte ambas em meias luas. Limpe o tomate de pele e sementes e corte em rodelas.
No saco que vem na embalagem ponha os legumes, o peixe e tempere com o preparado. Misture bem e leve ao forno 10min, retire, deixe arrefecer um pouco, abra o saco e sirva de seguida.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Comida Simples - Salsichas no Forno

Comida simples, muito saborosa e económica. Isso é importante nos tempos que correm, porque o tempo não é muito, mas também não queremos sempre a mesma comida. A economia é muito importante, porque todos somos afectados pela época que se está a viver. Assim, faz sentido conjugar estes 3 factores tão importantes. 



Hoje ficam umas salsichas no forno, que ficaram óptimas e que são uma boa solução. 

Salsichas no Forno

Ingredientes: 
5 salsichas (uso das grandes)
2 cebolas
2 tomates
1 ramo de salsa
1/2 copo de vinho branco
2 c. sopa de azeite
Sal, pimenta, piri-piri
1 c. chá de molho inglês

Preparação:
Regue o fundo do tabuleiro com uma colher de azeite. Descasque as cebolas e corte em meias luas; lave e limpe o tomate de pele e sementes. Corte em rodelas. No tabuleiro disponha a cebola e o tomate, tempere com sal, pimenta e piri-piri e por cima ponha as salsichas. 
Regue com a outra colher de azeite e o vinho branco e com o molho inglês. 
Leve ao forno, a 180ºC, cerca de 20min. Retire, polvilhe com a salsa picada e sirva quente. Acompanhe com batata frita, arroz branco ou puré de batata e uma salada verde.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

De volta à cozinha

Não é só o título do blogue, é o meu desejo! Não sou nova por aqui, já aqui estive por algum tempo, mas infelizmente distanciei-me!
Mas como a vida dá muitas voltas, cá estou de novo, cheia de vontade de recomeçar e de voltar a este convívio que tanta falta me faz e que é tão saudável!
Não faço promessas, mas vou dar o meu melhor! Vou cozinhar e partilhar, porque afinal: cozinhar é uma forma de amar!